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CANTORA PAULINHA ABELHA CONTINUA NA UTI

Dentre os que têm conhecimento abaixo do básico em português, o percentual mais do que dobrou: passou de 25% em 2019 para 52% em 2021. ‘Tanto o 6º quanto o 9º ano são etapas finais de ciclos e por isso definidoras do que vai acontecer no futuro dessas crianças e jovens. O quadro é gravíssimo’, diz professor.

Mais de 90% dos alunos do 9º ano da rede municipal de ensino da capital paulista foram avaliados com nível de aprendizado abaixo do adequado em todas as disciplinas do currículo básico em 2021, segundo ano letivo afetado pela pandemia de Covid-19.

Os resultados da Prova São Paulo, usada para avaliar o aprendizado dos alunos, foram divulgados na segunda-feira (14).

A avaliação mostrou que 94% dos alunos do 9º ano têm conhecimentos abaixo do adequado tanto em matemática quanto em ciências naturais e 90% estão abaixo do adequado em língua portuguesa. Juntas, essas três áreas englobam todo o currículo básico do 9º ano do ensino fundamental.

A Secretaria Municipal de Educação dividiu a classificação de conhecimento dos alunos nas três disciplinas em: avançadoadequadobásico e abaixo do básico. O objetivo era avaliar o déficit de aprendizado dos estudantes durante a pandemia nos últimos anos dos ciclos.

A pasta considera como abaixo do adequado a soma do número de estudantes que foram classificados com conhecimentos básicos e abaixo do básico.

O resultado demonstrou que houve uma piora expressiva no conhecimento dos estudantes em relação aos resultados da Prova SP de 2019. Mais da metade dos alunos da rede municipal do 6º e 9º anos foram classificados com conhecimentos “abaixo do básico” em todas as áreas do conhecimento.

No 6º ano, último ano do Ciclo Interdisciplinar, os indicativos foram iguais em ciências naturais e em matemática: 85% dos alunos foram classificados com conhecimento abaixo do adequado. Em 2019 eram 77% abaixo do adequado em ciências e 78% em matemática.

Já em língua portuguesa, 57% dos alunos sabiam abaixo do adequado em 2019. Em 2021, foram 74%, uma alta de 17 pontos percentuais.

No 9º ano, último ano do Ciclo Autoral, a piora foi maior dentre os estudantes que sabem abaixo do básico em língua portuguesa: passou de 25% em 2019 para 52% em 2021, ou seja, mais do que dobrou.

Em ciências naturais a alta foi de 20 pontos percentuais dentre os que têm conhecimentos abaixo do básicoPassou de 43% em 2019 para 63% em 2021. Já em matemática, passou de 36% em 2019 para 56% em 2021alta de 20 pontos percentuais também.

Os resultados surpreenderam o professor de políticas educacionais na Universidade Federal do ABC (UFABC) e membro do grupo Rede Escola Pública e Universidade (Repu), Fernando Cássio.

“Tanto o 6º quanto o 9º anos são etapas finais de ciclos e por isso definidoras do que vai acontecer depois no futuro dessas crianças e jovensO quadro é gravíssimo. Nós, pesquisadores, já imaginávamos que haveria déficit de aprendizagem durante a pandemia, mas eu não imaginava que seria tão ruim. Essas avaliações têm limitações, mas são maneiras de mensurar.”

Para o pesquisador, comparados aos resultados da Prova SP de 2019, os números mostram que além de não ter havido progresso dos alunos, houve piora nos conhecimentos que já haviam sido adquiridos.

“Estamos diante de um impacto brutal da pandemia. Além dos alunos não terem progredido, houve descolarização especialmente nas situações que as redes não atenderam adequadamente. Compreendendo as limitações do ensino à distância, é fundamental manter minimamente as crianças em contato com as escolas e em movimento de aprendizagem, mas isso não aconteceu”, afirma.

Questionada sobre os possíveis fatores que teriam levado aos resultados da última edição da Prova SP, a Secretaria Municipal da Educação citou a pandemia e disse que a gestão municipal tomou diversas ações ao longo do período na tentativa de amenizar o impacto na educação, como a distribuição de cartões-alimentação, entrega de tablets e chips para conectividade e de material impresso.

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