Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Fale conosco via Whatsapp: +55 11 51991190
No comando: OVERDOSE – 120 MINUTOS DE MÚSICA SEM PARAR

Das 00:00 às 05:59

No comando: TOP 10 – c/ Rose Maria

Das 06:00 às 07:59

No comando: PLANETA HITS c/ Wilson Meirelles

Das 08:00 às 09:59

No comando: SHOW DA MANHÃ c/ Agnaldo Godzilla e Nanny Valente

Das 10:00 às 11:59

No comando: PAGODE DO BOM 1a. EDIÇÃO c/ Rogério Dantas

Das 12:00 às 12:59

No comando: RADIO ESCUTA c/ Wilson Meirelles

Das 15:00 às 17:29

No comando: MIXTURADÃO c/ Agnaldo Godzilla

Das 17:30 às 18:59

No comando: PAGODE DO BOM 2a. Edição c/ Gula Batera

Das 19:00 às 19:59

No comando: BEBA NA FONTE c/ Rogério Dantas e Woody Oliveira

Das 19:00 às 20:59

No comando: PASSE DE PRIMA c/ Rogério Dantas e Vitinho

Das 19:00 às 20:59

No comando: LOVE STORY – A TRILHA SONORA DO SEU CORAÇÃO c/ Rose Maria

Das 23:00 às 23:59

Menu

O QUE É PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA, QUE LEVOU MARADONA À MORTE?

O dia 25 de novembro de 2020 ficará marcado como a data de morte de Diego Maradona, o maior jogador de futebol argentino da história. Ele sofreu uma parada cardiorrespiratória aos 60 anos de idade. O que é isso?

Diego Maradona foi uma lenda do futebol argentino.© Foto: Wikimedia Commons/SAÚDE é Vital Diego Maradona foi uma lenda do futebol argentino.

“Por definição, é quando o coração para de bater”, ensina Juliana Soares, clínica-geral e cardiologista do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Ou seja, parada cardiorrespiratória é sinônimo de parada cardíaca — e é um evento muito grave, que exige assistência rápida para diminuir o risco de morte (saiba mais aqui).

Há diferentes causas desse problema. “O infarto é um dos mais comuns”, diz Juliana. AVC, cardiomiopatias, doenças genéticas e overdose também podem disparar uma parada cardiorrespiratória.

Sabe-se que Maradona foi internado no começo do mês com sintomas de anemia. Na época, os médicos encontraram uma pequena hemorragia no cérebro, que exigiu uma cirurgia. A condição é chamada de hematoma subdural. Ele recebeu alta no dia 12 de novembro. “Com as informações do momento, não dá para relacionar esse evento com a parada cardiorrespiratória de hoje”, pondera Juliana.

Continua após a publicidade

Maradona também enfrentou uma longa batalha com o abuso de drogas. “A gente sabe que os entorpecentes podem acabar contribuindo para a piora do sistema cardiovascular e da saúde como um todo. Isso deixa uma pessoa mais suscetível às causas da parada cardiorrespiratória”, analisa Juliana. “Mas, de novo, não dá para afirmar qualquer coisa sobre isso no caso de Maradona”, arremata.

Atenção: parada cardiorrespiratória e mal súbito não são a mesma coisa. Nesse segundo caso, estamos falando de um mal-estar intenso, que surge de repente, e costuma causar desmaio e perda de consciência.

A morte súbita, por sua vez, é definida como o óbito inesperado de alguém que não apresentava quaisquer sintomas suspeitos até uma hora antes do ocorrido. “Ou quando a vítima estava sozinha, mas é encontrada morta e, menos de 24 horas antes, tinha sido vista sem manifestar qualquer sinal”, complementa Juliana.

Dá para antever uma parada cardiorrespiratória?

Nem sempre, mas às vezes é possível identificar sintomas das causas dessa encrenca. Tontura, desmaio, mal-estar e dor no peito podem acusar um infarto, que, se não tratado rapidamente, tem potencial para levar a uma parada cardiorrespiratória.

Dor de cabeça, dificuldade de locomoção súbita, paralisia de um lado do corpo são sinais de AVC, outra causa de parada cardiorrespiratória.

No longo prazo, evitar ou controlar doenças associadas a problemas cardiovasculares minimiza o risco dessa condição. Como? Alimentando-se bem, fazendo exercícios, dormindo bem, manejando o estresse, seguindo orientações e tratamentos médicos…

Deixe seu comentário: